Aprenda Design Gráfico e Seja um Profissional bem Remunerado

Escada para o sucesso

Um designer gráfico, ou artista gráfico, como também são conhecidos, é uma pessoa que reúne imagens ou gráficos em movimento (ou ambos) com tipografia para produzir seus trabalhos. Eles criarão esses trabalhos principalmente para mídias impressas, publicadas ou eletrônicas (jornais, revistas, TV, filmes, internet) para uso em publicidade.  

No entanto, existem alguns designers gráficos cujo trabalho os torna responsáveis ​​pela ilustração, composição e webdesign. Mas como se trata de disciplinas especializadas na área de design gráfico, apenas alguém que tenha feito treinamento nessa área específica trabalhará em projetos como esses. 

A principal responsabilidade de um designer gráfico é apresentar a informação de tal forma que, além de ser facilmente acessada, pareça agradável à vista. 

A maior parte do trabalho que você verá realizado por designers gráficos é o que eles produzem para seus clientes a fim de promover, divulgar ou anunciar um determinado produto, serviço ou tópico. 

Embora haja muitos designers gráficos hoje que se formaram na faculdade ou em uma das muitas escolas profissionais reconhecidas, há outros que não o fizeram. Na verdade, em alguns casos, há negócios em que um diploma não é considerado essencial e esses cargos são preenchidos por pessoas que já estão no mercado há vários anos e, portanto, têm vasta experiência. 

Mas o essencial se você deseja entrar como designer gráfico é produzir um bom portfólio. É esse portfólio que mostrará seus talentos ao máximo, 

3

e normalmente exigirá que você atualize e mude as coisas dentro dele durante o resto de sua carreira. 

Hoje, a maioria dos portfólios em comparação com 20 anos atrás já foi digitalizada e, portanto, frequentemente estará disponível para clientes em potencial pela Internet, em CD ou DVD. Considerando que, há 20 anos, um designer gráfico teria que carregar todo o seu trabalho em um grande livro preto ou pasta. Então, como você pode ver, com a invenção do computador e a forma como a tecnologia está progredindo, o mesmo acontece com todo o resto, incluindo o papel do designer gráfico. 

Por meio deste livro, mostraremos o que você precisará fazer se desejar seguir uma carreira em design gráfico.  

4

Capítulo 1 

O papel do designer gráfico 

As principais funções de um designer gráfico (artista gráfico) são planejar, analisar e, em seguida, projetar uma resposta visual para um problema de comunicação. 

Depende deles como passam a mensagem, e pode ser por meio de impressão, filme ou alguma forma de mídia eletrônica usando vários métodos diferentes. Os métodos que eles usarão para transmitir essa mensagem serão por meio do uso de tipos, fotografia, animação, ilustração, cor e certos métodos de impressão e layout. 

É o designer gráfico que desenvolve o layout geral e o design de revistas, periódicos, jornais, brochuras corporativas ou relatórios e muitos outros tipos de publicações que você vê hoje. Existem mesmo alguns cujo papel principal é criar displays promocionais, brochuras de marketing, embalagens ou logotipos para produtos e empresas. 

Mas hoje, há um número crescente de designers gráficos cujo único papel em seu campo é projetar páginas da web para a Internet, mídia interativa e esquemas de multimídia. 

Embora existam alguns designers gráficos cujo papel é produzir os créditos que você vê no início e no final de todos os filmes e programas de televisão que você assiste. 

5

Então, certamente, quando se trata de um designer gráfico, há muitas opções e diferentes maneiras de usar seus talentos. 

No entanto, a primeira etapa que um designer gráfico precisará dar para desenvolver o design para seu cliente é determinar o que ele realmente precisa. Eles precisarão saber o que a mensagem que ele está tentando transmitir irá retratar e como torná-la mais atraente para o cliente ou usuário do produto ou serviço. 

Ao desenvolver um design para seus clientes, um designer gráfico irá analisar vários fatores diferentes a fim de planejar e executar seu design para seu público-alvo. Os fatores que eles levarão em consideração para conseguir isso incluem o seguinte: – 

1. Cognitivo 

2. Cultural 

3. Físico 

4. Social 

A fim de obter as informações relevantes, eles precisam produzir um trabalho que fará tudo o que o que o cliente exige é reunir-se com o cliente, bem como com seus próprios diretores de criação ou de arte (se a empresa os tiver). Além disso, eles farão suas próprias pesquisas sobre o assunto. 

É imprescindível que, se você realmente deseja se destacar no mundo da criação gráfica, precise identificar as necessidades dos consumidores de seus clientes. Como você logo descobrirá, muito do seu trabalho se concentrará em ajudar a criar uma estratégia de comunicação para o seu cliente, além de fazer o trabalho de design e layout também. 

6

Muitos designers gráficos, a fim de produzir um design para seus clientes, produzem esboços ou layouts por meio do uso de um computador ou à mão. Ao montar um design para seu cliente, eles olharão para vários elementos diferentes a fim de produzir algo que não apenas o cliente goste, mas que causará uma reação de seu público-alvo. Os elementos que precisam ser incluídos em qualquer projeto que eles produzam incluem: – 

1. Cores 

2. Som (se necessário) 

3. Arte 

4. Fotografia 

5. Animação (se necessário) 

6. O estilo do tipo (fonte) que eles irão use  

7. Eles selecionarão o tamanho, bem como a aparência dos diferentes elementos quando todos reunidos, na página ou na tela. 

8. Eles também podem projetar gráficos ou tabelas produzidos a partir de dados fornecidos por seu cliente. 

Em muitos casos, um designer gráfico também reserva um tempo para consultar os redatores sobre o tipo exato de texto que eles devem usar para acompanhar a parte visual de seu design. Uma vez que todos esses elementos tenham sido reunidos e eles 

7

estejam satisfeitos com o que produziram, eles irão apresentá-lo ao seu cliente para aprovação. 

No entanto, para os designers gráficos que trabalham para impressão ou editora, eles podem ajudar os impressores na escolha do tipo de papel e tinta que será usado para cada publicação. Além disso, eles deverão revisar o design para verificar se há erros antes de realmente ser publicado. 

Muitos designers gráficos hoje usam uma ampla variedade de softwares gráficos e de layout para ajudá-los a produzir seus projetos. Certamente, quando se trata de produzir designs para páginas da web ou outras formas de mídia interativa, este designer gráfico usará animação por computador e pacotes de programação para desenvolver e produzir um design para seus clientes.  

A grande vantagem de usar esses programas de software é que eles são fáceis de usar, mas fornecem ao designer gráfico muito mais flexibilidade. Por ter essa flexibilidade, eles são capazes de explorar um maior número de alternativas para seus projetos. Mas também ajuda a reduzir o tempo que realmente leva para produzir e apresentar o design concluído para seus clientes e, em seguida, para o público-alvo.  

Por fim, não só economiza tempo, mas também ajuda a reduzir os custos associados à produção de designs usando os métodos mais tradicionais. 

Agora que demos uma olhada no que um designer gráfico faz, precisaremos dar uma olhada no tipo de qualificações que eles precisam e onde podem ser obtidas. 

8

Capítulo 2 

Qualificações para se tornar um designer gráfico 

Se você deseja obter uma posição como designer gráfico, a maioria das empresas agora exige que eles tenham um diploma de bacharel, mas há alguns cargos que exigem apenas que você tenha um diploma de associado. 

Mas, além de ter formação em design gráfico, uma pessoa também precisa ser criativa e capaz de se comunicar e resolver problemas. Essas habilidades são extremamente importantes para que produzam um trabalho que atenda às necessidades de seus clientes.  

Hoje, um designer gráfico também precisa estar familiarizado com muitos pacotes de software gráfico e de design de computador. Mas provavelmente uma das coisas principais que o ajudarão a decidir se você obterá ou não a posição que deseja é ter um bom portfólio de trabalhos que você já projetou e produziu. 

Agora, vamos dar uma olhada nos tipos de diplomas de que você precisa para determinadas posições na indústria de design gráfico. 

Programas de Bacharelado em Belas Artes em Design Gráfico 

Esses programas são oferecidos por muitas universidades e faculdades, bem como escolas particulares de design em todo o país.  

O programa de lições que você vai tomar para atingir o seu grau incluem estúdio de arte, os princípios relativos ao design, como projetar usando um computador, aprender 

9

sobre várias técnicas de impressão diferentes, a produção de gráficos comerciais e também sobre a concepção de um local na rede Internet.  

Além disso, você também precisará fazer outros cursos adicionais de design, além de aprender sobre artes liberais, história da arte, psicologia (você precisa saber o que o público-alvo deseja), redação, sociologia, estudos culturais, línguas estrangeiras e marketing. Tudo isso será útil para o designer produzir trabalhos para seus clientes, o que o tornará mais eficaz.  

Graus Associados e Certificados em Design Gráfico 

Estes são cursos que uma pessoa fará por 2 ou 3 anos em uma das muitas escolas profissionais de design que já foram criadas em todo o país.  

Normalmente, esses cursos se concentrarão nas partes mais técnicas do design gráfico. Além disso, eles incluirão muito poucas seções adicionais ao curso relacionado às artes liberais.  

Muitos graduados que obtêm sua qualificação após 2 anos geralmente trabalham como assistente de um designer gráfico, ou em posições onde suas habilidades técnicas são exigidas.  

No entanto, para aqueles indivíduos que procuram seguir carreira em design gráfico e já concluíram o bacharelado em outra disciplina, eles podem concluir este programa para que possam aprender sobre os aspectos técnicos da posição. 

Certamente, por causa da tecnologia da computação, cada vez mais empregadores esperam que seus designers gráficos estejam completamente familiarizados com a computação gráfica e os pacotes de software de design que estão disponíveis agora. Portanto, eles precisarão se manter atualizados com todos os desenvolvimentos mais recentes e quaisquer atualizações dos 

10

pacotes de software que já usam. Eles podem fazer isso aprendendo sobre eles por conta própria ou fazendo vários cursos de treinamento de software. 

Freqüentemente, depois que um designer gráfico obtém as qualificações necessárias e obtém sua primeira posição em uma empresa, ele também recebe treinamento prático. Certamente, um designer gráfico, ao começar, pode descobrir que precisa de mais 1 a 3 anos de treinamento no trabalho antes de começar a progredir para os cargos mais elevados na empresa. Para aqueles com experiência, eles podem muito bem avançar para a posição de Designer Chefe ou Diretor de Arte ou Criação em uma empresa. 

Mas existem alguns designers que, depois de trabalhar por vários anos em uma posição, vão deixá-la para se tornar um professor, treinando outros em faculdades, universidades ou escolas de design. Muitos deles também terão trabalhado em outras coisas, que eles consultam em particular ou podem ter seu próprio estúdio de design. 

Se você chegou até aqui, é porque realmente que acredita em seu potencial; confirme seu e-mail para receber o E-Book completo.