Logística reversa
Como a logística reversa pode agregar valor ao seu e-commerce
Com a popularização dos dispositivos móveis e com o crescimento fenomenal do e-commerce, a maneira com que as pessoas passaram a pesquisar por produtos e serviços, bem como seus respectivos modos de consumo mudou.
Este novo cenário trouxe também novos desafios para a cadeia logística dos empreendimentos online — desde o controle dos estoques até os serviços de logística e entrega de encomendas. E se a distribuição e outras operações conseguiram chegar a certo nível de qualidade, mais um considerável assunto veio à tona rapidamente: a logística reversa.
Os e-commerces precisaram organizar toda a sua infraestrutura a fim de receber e ordenar as reclamações, críticas e opiniões de sua clientela, bem como solucionar com total eficiência as atuações, no aftermarket — o retorno de objetos aos seus pontos de venda ou estoque central. Isso pode ocorrer por conta de avarias nas mercadorias, trocas ou mesmo abandonos de compras.
Que tal saber mais sobre logística reversa e entender como este processo pode interferir no seu negócio e agregar valor ao seu e-business?
O processo de logística reversa
É importante dizer que a logística reversa constitui toda a estratégia e a infraestrutura voltada para o bom atendimento pós-venda dos clientes que desejam trocar ou devolver mercadorias, ou querem a devolução de dinheiro, parcial ou totalmente.
Isso quer dizer que a logística reversa não integra somente o ato da coleta dos artigos que são restituídos à loja, mas toda uma gama de ações e planejamentos, que passa pela construção de políticas de troca e retorno de produtos, atendimento por telefone e e-mail, processos de retirada e entrega de novos produtos, entre outras medidas afins.
É importante que a ação a ser desempenhada proporcione alto grau de transparência e informação ao cliente, e que tenha como meta a resolução de seu problema e, ainda, sua satisfação e fidelização.