Você sabe o que é Design Thinking?
O surgimento do Design Thinking
Tornou-se muito comum nos dias de hoje ouvir e ler profissionais da área de design utilizando conceitos relacionados Design Thinking. Muitos deles, inclusive, fazem da expressão um selo em sites e como ferramenta para conversar com futuros clientes em reuniões. Uma boa forma de vender o produto, não é mesmo?
Mas como toda expressão muito usada – como acontece com as palavras cultura e até certificado ISO – seu significado vai se perdendo antes mesmo que a maioria das pessoas entenda do que se trata. Você, por exemplo, sabe o que é Design Thinking? Para sanar essa dúvida, elaboramos esse post. Nele vamos esclarecer todo o conceito em torno do procedimento e como sua aplicação é importante para melhorar a eficácia de projetos. Confira!
O surgimento do Design Thinking
Há indícios que as noções que dariam origem ao Design Thinking surgiu ainda na década de 1960, nos Estados Unidos. Porém, foi em 2009 que o então CEO da Ideo, Tim Brown, cunhou o termo como forma de provocar administradores, gestores e executivos em geral a repensarem sua forma de gestão. Ele queria mostrar os benefícios de se pensar como um designer, um profissional que busca pela inovação por meio da criatividade em seu dia a dia, para o mundo corporativo.
Afinal, o que é Design Thinking?
Brown é um designer e como tal pôde concluir que nem sempre o produto final apresentado para os clientes era o suficiente para resolver os problemas deles, mesmo quando eram aprovados. A partir daí, ele entendeu que suas estratégias como designer poderiam ser aplicadas em formatos de negócios para que pudesse melhorar a efetividade. Afinal, pensar como um designer exige criatividade constante em busca do resultado positivo para o consumidor final. Continue…